No campo do mundo digital, quem desempenha o papel primordial no sucesso dessa área, do marketing digital, é seu gerente. Todavia, não menos importante é a função do profissional de planejamento, por ser o membro mais próximo do gerente de marketing digital da empresa-cliente, pois ambos precisam identificar as diretrizes para alcançar as metas, às quais sempre terminam com o foco em vendas.
O encarregado pelo marketing digital deve pensar na estratégia da área em que atua, na construção e no bom posicionamento da marca da sua companhia na web. É ele o responsável por pensar e encontrar a melhor forma para ampliar as vendas, entrar em novos canais, além de descobrir meios de usar a internet para melhorar os negócios (a rentabilidade).
O gerente de marketing digital deve compreender todo o sistema que envolve o campo digital. É fundamental perceber o que o mercado está criando (campanhas online), verificar qual o desempenho de sua marca na internet. Deve, também, usar recursos fundamentais, sem medo, como o Google Analitycs (porém, só isso não basta).
Geralmente, o responsável pelo marketing digital é uma pessoa que trabalhava no campo offline e migrou para o online. Contudo, isso não quer dizer que ele está preparado para tal atividade. É comum o caso de alguém que era “bom no Facebook e no Twitter” e, por isso, foi trabalhar com marketing digital. Esse perfil é cada vez mais comum no mercado, infelizmente.
Além disso, deve cobrar de seus superiores as análises de resultados (percebendo que isso não se resume a planilhas e gráficos bonitinhos). Dele também é o papel de analisar todos os dados e indicar ações.
Finalmente, caso você deseje ser, realmente, um bom gerente de marketing digital, mantenha sempre um diálogo com sua agência, pensem juntos (mas, também, diferente), saia do censo comum. Tenha em mente que, no Brasil, o campo da internet ainda tem muitas áreas a serem exploradas, com grandes oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário